6ª Conferência COMPOP 2015
VI CONFERENCIA COMPOP 2015
INSCRIÇÃO ONLINE NA VI CONFERENCIA DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, 22 A 24 DE OUTUBRO DE 2015, NO CAMPUS DE ONDINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, COM MESAS TEMÁTICAS, OFICINAS, PLENARIAS E ABERTURA CERIMONIAL COMUNITÁRIA, ÁS 10:00 H0RAS DA MANHÃ NA ÁREA DE RECEPÇAO E AUDITORIO DO PAF 03 GLAUBER ROCHA, CAMPUS DE ONIDNA DA UFBA, SALVADOR
AS ATIVIDADES DA VI CONFERENCIA COMPOP 2015 SERÃO REALIZADAS EM SALAS E AUDITORIOS DO CAMPUS DE ONDINA DA UFBA, NOS DIAS 22 E 23 E TÉRMINO AO MEIO DIA DE 24 DE OUTUBRO, SENDO QUE OS PARTICIPANTES HOSPEDADOS NO CENTRO DE TREINAMENTO DA BAHIATER – AV. DORIVAL CAYMMI, 15649, ITAPOÃ, SALVADOR, BAHIA PODERÃO PARTIICIPAR DE OFICINAS DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁTAVEL NO LOCAL ONDE HOSPEDAM.. Contato: 71-99846991 / 87519540 ou compopconselho@ufba.br.
A 6ª Conferencia COMPOP 2015 – Anual - de Políticas Publicas da Região Metropolitana de Salvador, que reúne 14 municípios deste território de identidade, terá como objetivo principal discutir propostas e deliberar sobre as políticas públicas democráticas inclusivas e participativas, locais e metropolitanas, além da eleição de 2/3 dos conselheiros e das Câmaras Sociais [constituídas de até 9 entidades titulares e suplentes] e das representações do Poder Público no Conselho de Comunicação e Políticas Públicas (COMPOP).
Pensar o município a que se vincula e a região metropolitana, a partir do lugar de moradia, é direito de todas as pessoas que nele habitam e dever das representações sociais e das instituições de Estado nos três níveis - Município, Estado e União.
O COMPOP é o lugar dos lugares de representação onde exercitamos a cidadania e os produzimos como aprendizes da democracia que deverá ser plena no porvir na perspectiva da emancipação humana. Na condição de sujeitos sociais históricos devemos transformar a natureza e a sociedade, os modos, as técnicas e relações de produção material e as ideias, tendo como horizonte a sua universalização como bem da humanidade, a socialização dos processos de produção e autonomia do sujeito social, num contexto de contradição de classe, historicamente determinada. Neste sentido, definimos como tema central desta 6ª Conferencia Anual de 2015:
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: POR UM MODELO INCLUSIVO DE DESENVOLVIMENTO E POLÍTICA PÚBLICA.
Não obstante a 1ª Conferência Estadual de Comunicação da Bahia, de 2008, ter aprovado a criação de Conselhos Territoriais de Comunicação e o PPA (planejamento participativo) da Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAN) ter gerado os Colegiados Territoriais de Identidade, num contexto nacional de estímulo à participação social e democratização das políticas públicas, fizemos uma leitura crítica acerca da concepção de democracia, sua radicalidade e práxis política correspondente, e o compromisso com um novo projeto de desenvolvimento social, centrado no desenvolvimento humano e autonomia do sujeito social da democracia. Um compromisso e pacto de solidariedade humana pelas mudanças sociais locais, nacionais e mundiais, vistas no horizonte da emancipação humana e de outra globalização que supere qualitativamente o marco civilizatório capitalista. Por outro lado, a comunicação, na sua transversalidade, faz-se necessária ao desenvolvimento de todas as políticas públicas democráticas inclusivas e participativas. Esta é a razão para uma totalidade social contra-hegemônica, pela qual surge, se desenvolve e se justifica politicamente o COMPOP como conselho de novo tipo para que se efetive, de fato, sem subalternidade, a necessária relação permanente entre sociedade e estado como prevê o artigo 277 da Constituição da Bahia.
Esta 6ª Conferência COMPOP 2015, dadas as circunstâncias sociais e políticas que vivemos, sob um Estado brasileiro que oscila entre o direito e o Estado de exceção, com predomínio sobre o segundo, e, a prevalência de um modelo autoritário de estado, antes, durante e após da ditadura militar, materializando a crise da democracia neoliberal, mantêm a campanha por um marco legal e de regulação social da comunicação e da luta dos movimentos sociais por um sistema político que, entre outros mecanismos institucionais, garanta a participação social como direito de todos os que habitam a área metropolitana de Salvador..
Neste sentido, com base do tema central da VI COMPOP 2015, os participantes das Mesas Temáticas de Políticas Públicas Inclusivas e Grupos de Trabalho discutem uma mídia livre e comunitária, uma agenda de comunicação, educação, cultura e saúde, e, as demandas sociais rurais e urbanas, incluindo as experiências de desenvolvimento das comunidades, as ameaças e violência de toda ordem, a economia solidária, o turismo comunitário, a viabilidade de emprego e renda e as experiências associativas e ativistas solidárias emancipadoras.
A inscrição é gratuita. Os participantes carentes poderão ter auxilio custeio de transporte, alimentação e hospedagem [preferencial para os vindos de cidades vizinhas] caso a Comissão Organizadora consiga os recursos públicos necessários. O limite de inscrição é de 300 pessoas. É fundamental que se inscreva online usando o formulário que se abre ao clicar o link abaixo.
INSCRIÇÃO ONLINE GRATUITA NA VI CONFERENCIA ANUAL DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR. SE INSCREVA PREFERENCIALMENTE ATÉ UMA SEMANA ANTES DA REALIZAÇÃO DO EVENTO PARA QUE POSSAMOS ORGANIZAR AS ATIVIDADES DE ACORDO COM OS RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS PREVISTOS. QUEM DESEJA HOSPEDAGEM NO LOCAL DA CONFERENCIA, ISTO É, NA EBDA, DEVERÁ LEVAR ROUPA DE CAMA E INDICAR SE É UMA PESSOA COM DEFICIENCIA, SOBRETUDO CADEIRANTE.