5ª CONFERENCIA COMPOP 2014

                                                         V CONFERENCIA COMPOP 2014
 
INSCRIÇÃO ONLINE NA V CONFERENCIA DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA METRÓPOLE DE SALVADOR, DE 18 DE JULHO DE 2014, NO AUDITÓRIO NADIA VIANA, PAF 01, E 19 DE JULHO [SÁBADO] NAS SALAS 03 E 04 DA FACULDADE DE COMUNICAÇÃO, CAMPUS DE ONDINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, RUA ADHEMAR DE BARROS, BAIRRO DE ONDINA, SALVADOR, BAHIA. Contato: 71-99846991 / 87519540
A  5ª  Conferencia COMPOP 2014, isto é, Conferência de Comunicação e Políticas Publicas da Metrópole de Salvador será realizada nos dias 18 de julho no Auditório Nadia Viana do Pavilhão de Aulas – PAF 01 – e 19 de julho [sábado] nas salas 3 e 4 da Faculdade de Comunicação, sito no Campus de Ondina da UFBA, bairro de Ondina, Salvador, Bahia. Entre os objetivos da Conferencia, que reúne 14 municípios do território metropolitano de salvador, para além das políticas públicas democráticas inclusivas e participativas, está a eleição de 2/3 dos conselheiros e das Câmaras Sociais [constituídas de até 9 entidades titulares e suplentes] do Conselho de Comunicação e Políticas Públicas da Metrópole de Salvador (COMPOP).
 Pensar o município a que se vincula e a metrópole, a partir do lugar de moradia, é direito de todas as pessoas que nele habitam e dever de suas representações sociais e das instituições de Estado nos três níveis - Município, Estado e União.
O COMPOP é o lugar dos lugares de representação onde exercitamos a cidadania e os produzimos como aprendizes da democracia que deverá ser plena no porvir na perspectiva da emancipação humana. Na condição de sujeitos sociais históricos devemos transformar a natureza e a sociedade, os modos, as técnicas e relações de produção material e as ideias, tendo como horizonte a sua universalização como bem da humanidade, a socialização dos processos de produção e autonomia do sujeito social, num contexto de contradição de classe, historicamente determinada. Neste sentido, definimos como tema central desta 5ª Conferencia 2014:
PARTICIPAÇÃO SOCIAL E DEMOCRACIA DIRETA.
Não obstante a 1ª Conferência Estadual de Comunicação da Bahia, de 2008, ter aprovado a criação de Conselhos Territoriais de Comunicação e o PPA (planejamento participativo) da Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAN) ter gerado os Colegiados Territoriais de Identidade, num contexto nacional de estímulo à participação social e democratização das políticas públicas, fizemos uma leitura crítica acerca da concepção de democracia, sua radicalidade e práxis política correspondente, e o compromisso com um novo projeto de desenvolvimento social, centrado no desenvolvimento humano e autonomia do sujeito social da democracia e das mudanças sociais locais,nacionais e mundiais, no horizonte da emancipação humana e de outra globalização que supere qualitativamente o marco civilizatório capitalista. Por outro lado, a comunicação, na sua transversalidade, faz-se necessária ao desenvolvimento de todas as políticas públicas democráticas inclusivas e participativas. Esta é a razão para uma totalidade social contra-hegemônica, pela qual surge, se desenvolve e se justifica politicamente o COMPOP como conselho de novo tipo para que se efetive, de fato, sem subalternidade, a necessária relação permanente entre sociedade e estado como prevê o artigo 277 da Constituição da Bahia.
Esta 5ª Conferência COMPOP 2014, dadas as circunstâncias sociais e políticas que vivemos, sob um Estado brasileiro que oscila entre o direito e o Estado de exceção, com predomínio sobre o segundo, e, a prevalência de um modelo autoritário de estado, antes, durante e após da ditadura militar,materializando a crise da democracia neoliberal, pauta a campanha por um marco legal e de regulação social da comunicação e da luta dos movimentos sociais por um sistema político que, entre outros mecanismos institucionais, proíba o financiamento empresarial de campanhas eleitorais, a propriedade privada de políticos sobre os meios difusores de massa e impeça que dirigentes públicos condenados por corrupção sejam candidatos e, por outro lado, garanta a disputa de cargos, com vitórias, por parte das mulheres, das etnias, dos povos tradicionais e dos trabalhadores e lideranças comunitárias e sociais. Deste modo, programa-se uma mesa temática e Grupos de Trabalho para discussão e mobilização social sobre o Plebiscito Popular por uma Constituinte Soberana e Exclusiva da Reforma do Sistema Político, em vista de ampla adesão da população da área metropolitana de Salvador ás urnas entre os dias primeiro a sete de setembro.
A inscrição é gratuita. Os participantes carentes poderão terauxilio custeio de transporte, alimentação e hospedagem [preferencial para os vindos de cidades vizinhas] caso a Comissão Organizadora consiga uma captação de recursos públicos.  O limite de inscrição é de 250 pessoas. É fundamental que se inscreva online usando o formulário  que se abre ao clicar o link abaixo.
https://docs.google.com/forms/d/1TjlSNiS_lgRL1pg3gSkUsVfYSENIeP3WY2x1yV5x8L0/viewform?c=0&w=1&usp=mail_form_link
 
 
www.compopconselho.ufba.br Portal do Desenvolvimento Solidário da Metrópole de Salvador