Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

6ª Conferência COMPOP 2015

 

 

 

 

    VI CONFERENCIA COMPOP 2015

 

INSCRIÇÃO ONLINE NA VI CONFERENCIA DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, 22 A 24 DE OUTUBRO DE 2015, NO CAMPUS DE ONDINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, COM MESAS TEMÁTICAS, OFICINAS, PLENARIAS E ABERTURA CERIMONIAL COMUNITÁRIA, ÁS 10:00 H0RAS DA MANHÃ NA ÁREA DE RECEPÇAO E AUDITORIO DO PAF 03 GLAUBER ROCHA, CAMPUS DE ONIDNA DA UFBA, SALVADOR

AS ATIVIDADES DA VI CONFERENCIA  COMPOP 2015 SERÃO REALIZADAS EM SALAS E AUDITORIOS DO CAMPUS DE ONDINA DA UFBA, NOS DIAS 22 E 23 E TÉRMINO AO MEIO DIA DE 24 DE OUTUBRO, SENDO QUE OS PARTICIPANTES HOSPEDADOS NO CENTRO DE TREINAMENTO DA  BAHIATER – AV. DORIVAL CAYMMI, 15649, ITAPOÃ, SALVADOR, BAHIA PODERÃO PARTIICIPAR DE OFICINAS DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁTAVEL NO LOCAL ONDE HOSPEDAM.. Contato: 71-99846991 / 87519540 ou compopconselho@ufba.br.

A  6ª  Conferencia COMPOP 2015 – Anual - de Políticas Publicas da Região Metropolitana de Salvador, que reúne 14 municípios deste território de identidade, terá como objetivo principal discutir propostas e deliberar sobre as políticas públicas democráticas inclusivas e participativas, locais e metropolitanas, além da eleição de 2/3 dos conselheiros e das Câmaras Sociais [constituídas de até 9 entidades titulares e suplentes] e das representações do Poder Público no Conselho de Comunicação e Políticas Públicas (COMPOP).

 Pensar o município a que se vincula e a região metropolitana, a partir do lugar de moradia, é direito de todas as pessoas que nele habitam e dever das representações sociais e das instituições de Estado nos três níveis - Município, Estado e União.

O COMPOP é o lugar dos lugares de representação onde exercitamos a cidadania e os produzimos como aprendizes da democracia que deverá ser plena no porvir na perspectiva da emancipação humana. Na condição de sujeitos sociais históricos devemos transformar a natureza e a sociedade, os modos, as técnicas e relações de produção material e as ideias, tendo como horizonte a sua universalização como bem da humanidade, a socialização dos processos de produção e autonomia do sujeito social, num contexto de contradição de classe, historicamente determinada. Neste sentido, definimos como tema central desta 6ª Conferencia Anual de 2015:

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: POR UM MODELO INCLUSIVO DE DESENVOLVIMENTO E POLÍTICA PÚBLICA.

Não obstante a 1ª Conferência Estadual de Comunicação da Bahia, de 2008, ter aprovado a criação de Conselhos Territoriais de Comunicação e o PPA (planejamento participativo) da Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAN) ter gerado os Colegiados Territoriais de Identidade, num contexto nacional de estímulo à participação social e democratização das políticas públicas, fizemos uma leitura crítica acerca da concepção de democracia, sua radicalidade e práxis política correspondente, e o compromisso com um novo projeto de desenvolvimento social, centrado no desenvolvimento humano e autonomia do sujeito social da democracia. Um compromisso e pacto de solidariedade humana pelas mudanças sociais locais, nacionais e mundiais, vistas no horizonte da emancipação humana e de outra globalização que supere qualitativamente o marco civilizatório capitalista. Por outro lado, a comunicação, na sua transversalidade, faz-se necessária ao desenvolvimento de todas as políticas públicas democráticas inclusivas e participativas. Esta é a razão para uma totalidade social contra-hegemônica, pela qual surge, se desenvolve e se justifica politicamente o COMPOP como conselho de novo tipo para que se efetive, de fato, sem subalternidade, a necessária relação permanente entre sociedade e estado como prevê o artigo 277 da Constituição da Bahia.

Esta 6ª Conferência COMPOP 2015, dadas as circunstâncias sociais e políticas que vivemos, sob um Estado brasileiro que oscila entre o direito e o Estado de exceção, com predomínio sobre o segundo, e, a prevalência de um modelo autoritário de estado, antes, durante e após da ditadura militar, materializando a crise da democracia neoliberal, mantêm a campanha por um marco legal e de regulação social da comunicação e da luta dos movimentos sociais por um sistema político que, entre outros mecanismos institucionais, garanta a participação social como direito de todos os que habitam a  área metropolitana de Salvador..

Neste sentido, com base do tema central da VI COMPOP 2015, os participantes das Mesas Temáticas de Políticas Públicas Inclusivas e Grupos de Trabalho discutem uma mídia livre e comunitária, uma agenda de comunicação, educação, cultura e saúde, e, as demandas sociais rurais e urbanas, incluindo as experiências de desenvolvimento das comunidades, as ameaças e violência de toda ordem, a economia solidária, o turismo comunitário, a viabilidade de emprego e renda e as experiências associativas e ativistas solidárias emancipadoras.

A inscrição é gratuita. Os participantes carentes poderão ter auxilio custeio de transporte, alimentação e hospedagem [preferencial para os vindos de cidades vizinhas] caso a Comissão Organizadora consiga os recursos públicos necessários.  O limite de inscrição é de 300 pessoas. É fundamental que se inscreva online usando o formulário  que se abre ao clicar o link abaixo.

INSCRIÇÃO ONLINE GRATUITA NA VI CONFERENCIA ANUAL DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR. SE INSCREVA PREFERENCIALMENTE ATÉ UMA SEMANA ANTES DA REALIZAÇÃO DO EVENTO PARA QUE POSSAMOS ORGANIZAR AS ATIVIDADES DE ACORDO COM OS RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS PREVISTOS. QUEM DESEJA HOSPEDAGEM NO LOCAL DA CONFERENCIA, ISTO É, NA EBDA, DEVERÁ LEVAR ROUPA DE CAMA E INDICAR SE É UMA PESSOA COM DEFICIENCIA, SOBRETUDO CADEIRANTE.

 

Este é um convite para preencher o formulário VI CONFERENCIA COMPOP 2015. Para preenchê-lo, visite:
 
 
 
 
www.compopconselho.ufba.br Portal do Desenvolvimento Solidário da Metrópole de Salvador