12ª CONFERÊNCIA ANUAL COMPOP 2025

 

 

 

 

 

 
12ª  CONFERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR
                                                                             TEMA CENTRAL
FAÇAMOS A DEMOCRACIA QUE QUEREMOS:  AUTOGESTÃO COMUNITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TODO(A)S

O Conselho de Comunicação e Políticas Públicas da Região Metropolitana de Salvador (COMPOP)  convoca a  12ª CONFERÊNCIA  DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, sob o tema central:  FAÇAMOS A DEMOCRACIA QUE QUEREMOS:  AUTOGESTÃO COMUNITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS, a realizar-se no Auditório e Sala de Reunião do CTN – Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural, no bairro de Itapoã, Salvador, nos dias 21 e 22 de março de 2025.

 Esta XII CONFERENCIA COMPOP 2025 terá a participação de representantes de comunidades rurais e urbanas, coletivos sociais e entidades da sociedade, habitantes deste Território de Identidade, inscritos por segmentos sociais e do Poder Público Municipal, Estadual e Federal, por estes indicados,  além de convidados, expositores e observadores, perfazendo o limite de duzentos (250) participantes, conforme normas definidas no seu Regulamento aprovado pela Mesa Diretora do COMPOP.

Deverão preferencialmente participar da Conferência: 1. representantes do Poder Público que têm compromisso com a democracia promotora de políticas públicas para todo(a)s; 2. ativistas dos movimentos sociais por direitos e políticas públicas democráticas; 3. representantes de centrais sindicais, federações, sindicatos de trabalhadores públicos, rurais e urbanos, cooperativas de trabalhadores, entidades estudantís e acadêmicas, institutos de pesquisas, conselhos profissionais; 4. organizações comunitárias e associativas de famílias agrícolas, de pescadores, marisqueiras, estrativistas e urbanas da economia solidária; 5. assentamentos de trabalhadores rurais sem terra e de ocupações do MSTS; 6. associações de territórios indígenas, quilombolas e de povos de terreiros; 7.  fóruns e associações de movimentos sociais por direitos e igualdade social de pessoas idosas, pessoas com deficiência, mulheres, LGBTQUIA+; ambientalistas, do direito à cidade e de democratização da comunicação; 8. OSCIPs e coletivos de movimentos sociais de combate ao racismo, á intolerância religiosa e ao feminicídio e todas as formas de violencia contra as mulheres, além do assassinato de jovens trabalhadores moradores de favelas, indígenas, quilombolas; 9. artistas, jornalistas, radialistas, comunicadores comunitários, educadores populares, grupos emergentes de cultura, pontos de cultura e produtores de conteúdos da comunicação popular, entre outros tantos nas lutas do campo e da cidade por direitos, políticas publicas, acesso ás novas tecnologias de informação e comunicação e pela democracia que queremos, inclusiva a todo(a)s.

 0 COMPOP, conselho e conferência, criado em 2010 na  primeira conferência de comunicação e políticas públicas do território de identidade da região metropolitana de Salvador, constituído de 14 municípios: Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Dias D´avila, Mata de São João, Pojuca, Candeias, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus, Vera Cruz, Itaparica, Salinas da Margarida, é um mecanismo social e institucional, democrático, autônomo, territorial de políticas públicas, reconhecido e operativo nas três instâncias do Estado Brasileiro: União, Estado e Municípios da Região Metropolitana de Salvador.

Nós, membros do COMPOP, somos seres humanos modelizados historicamente como seres sociais subalternizados, escravizados, explorados, resistentes aos dominadores, contra hegemônicos, inseridos na estrutura econômica, social e polítca da sociedade brasileira que, desde a invasão portuguesa, vem sendo desenvolvida, ora colônia, ora império (1822) e na atualidade,  republicana (1889) como estado-nação capitalista, tendo como forma de governo a democracia.Todavia, esta democracia, na sua essência e praxis, tem, privilegiado, nas decisões e ações, salvo raras exceções, os interesses  de classe dos grupos  de poder da economia capitalista vigente.

Os trabalhadores e trabalhadoras, as comunidades rurais e urbanas e demais segmentos sociais subalternizados podem e devem avançar na ocupação de cargos e funções, eletivos ou não, nos três poderes desta república, e, de modo complementar, nos instrumentos de pressão popular de massa nas ruas e nos mecanismos de organização de base nas comunidades e lugares de moradia, por direitos e políticas para todos, criando as condições para o exercício da democracia que queremos.

Neste sentido, reafirmamos como referencial para a formulação de diretrizes, ações e proposições de políticas públicas democráticas inclusivas nesta Conferencia COMPOP 2025 e tema central, o  posicionamento de que FAÇAMOS A DEMOCRACIA QUE QUEREMOS, aprovado na CARTA DE 2022. Diz a Carta:

"Nós, participantes da XI Conferência de Comunicação e Políticas Públicas
do território da Região Metropolitana de Salvador, realizada no dia 15 de
dezembro de 2022, reafirmamos os princípios fundamentais e o
compromisso da produção permanente e defesa da democracia que queremos, e, em efeito, da condição social de sujeitos da política, da democracia, do estado democrático de direito e de políticas públicas
democráticas inclusivas, abrangentes a todas as pessoas, formuladas
coletivamente nos lugares onde vivemos, trabalhamos e/ou estudamos e
no nosso transitar no território desta região metropolitana. Deste modo,
entendemos que o exercício da política, isto é, o poder de decisão
(processo social cultural e político dos seres humanos) pode dá-se todos
os dias, de modo participativo, compartilhado, solidário, colaborativo,
presencial e/ou virtual à distância, dialogico entre nós. E, em
determinados momentos na “relação permanente entre o estado e a
sociedade” (art.277, constituição baiana de 1989), sob mecanismos
institucionais democráticos participativos, multilateralmente
convencionados, e sociais, livres, frutos das formas associativas de
natureza comunitária das populações locais, organizadas e mobilizadas em redes municipais de participação social.

 Façamos, assim, a democracia que queremos, praticando coletivamente a autogestão comunitária e a soberania popular, sob mecanismos sociais e institucionais, princípios fundamentais assegurados no artigo 64 da
constituição baiana de 1989".

                                      PARTICIPANTES DA CONFERÊNCIA

 

São participantes da 12ª. Conferência de Comunicação e Políticas Públicas da Região  Metropolitana  de Salvador:

I   -     Representantes de segmentos e entidades da Sociedade, com direito a voz e voto;

II -      Representantes do Poder Público [Município, Estado e União, com  direito à voz e voto];
III -     Convidados [as], com direito a voz e voto, a critério da Mesa Diretor do  COMPOP;

 IV -     Observadores [as] com direito a voz e voto nas Mesas Abertas e direito a voz na Plenária final de Resoluções e Moções;

São Representantes do Poder Público: Dirigentes de Órgãos do Público Estadual, Municipal e Federal [Executivo, Legislativo, Judiciário ou Ministério Público], da Administração Direta, Indireta, Fundações e Empresas Públicas, ou representantes destes, devidamente credenciados na 12ª CONFERENCIA COMPOP 2025,

                                       TEMÁRIO DA CONFERÊNCIA

Referenciado no tema central desta conferencia e nos eixos estratégicos decorrentes, que se entre cruzam, devemos formular as propostas de políticas públicas e de diretrizes de ação do COMPOP  nas instâncias internas de sua estrutura, na forma de redes e de relações sociais e institucionais de FÓRUNS vinculados:

- Rede Metropolitana de Educação, Cultura e Comunicação Popular

- Rede Metropolitana Dos Direitos da Pessoa Idosa e de Saúde para Todos

- Redes Municipais de Políticas Públicas Para Toda(o)s : educação, saúde, cultura, assistência social, transporte,  habitação, direito à cidade, trabalho, emprego e renda, lazer e esportes, segurança pública, luz, agua, saneamento básico, comunicação, telefone, internet.

- Redes Metropolitana do COMPOP e Municipais de Participação Popular.  E, Lei Municipal do Sistema e Política de Participação Social

- Desafios: Rede Metropolitana de Banda Larga, Cidades Digitais e Emissoras Comunitárias FM, LM, TV,  WEB e Produtores de Conteúdos (blogs, canais, podcast, platataformas e redes digitais da (des)informação,

 

- Rede Metropolitana por Direitos, Políticas Públicas  e Legalização dos Territórios Indígenas, Quilombolas, Famílias Agrícolas, Assentamentos dos Sem Terra e habitação Popular para além dos Sem Teto e de combate á desinformação e todas as formas de violência ás populações rurais e urbanas.

  Rede da Juventude Negra, Quilombola, Indígena, Favelada, Trabalhadora e Ativistas Comunitários por Direitos, Políticas Públicas e de Combate à Desinformação, ao Racismo Estrutural, Ambiental e Institucional, Genocídio, Feminicídio, Intolerância Religiosa e à todas as formas de violência às populações rurais e urbanas subalternizadas.

  Rede das Mulheres Negras, Quilobolas, Indígenas, Faveladas, Trabalhadoras e Ativistas Comunitárias por Direitos, Políticas Públicas e de Combate á Desinformação, ao Feminicídio, Racismo Estrutural,  Ambiental e Institucional, Genocídio, Intolerância Religiosa e à todas as formas de violência às populações rurais e urbanas subalternizadas.

                                                                          

 

                                                               PROGRAMAÇÃO

1Mesa de Abertura e do Tema Central: FAÇAMOS A DEMOCRACIA QUE QUEREMOS: AUTOGESTÃO COMUNITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS abrem o debate acerca do desenvolvimento humano no contexto deste novo milênio e das perspectivas de superação do modelo capitalista para a emancipação humana. Indaga-se que políticas públicas garantem a permanência, os referenciais culturais e qualidade de vida das pessoas e suas comunidades nos lugares onde vivem e suas relações com o desenvolvimento humano, social e ambiental metropolitano de Salvador.

2.  Mesas Temáticas Abertas, nas quais os participantes da Conferência ouvem os expositores e debatedores, falam e dialogam sobre eixos estratégicos, diretrizes, políticas públicas, proposições, ações coletivas e organizativas das instâncias da rede metropolitana de políticas públicas democráticas inclusivas, mobilizações das comunidades e dos segmentos sociais em movimento, nos processos de debate, aprovação, execução e avaliação, onde, no segundo momento, formulam propostas de resoluções e moções da 12ª Conferência COMPOP 2025.

3.  PLENÁRIAS ELETIVAS, DE RESOLUÇÕES E DE ENCERRAMENTO    Nas Plenárias eletivas e de Resoluções exercerão o direito de voto os inscritos como representantes do Poder Público e dos segmentos sociais em movimento devidamente credenciados pelas Entidades, Instituições e Coletivos de Movimentos Sociais em Luta por Direitos e Políticas Públicas para Todo(a)s.                                          

                                                    PROGRAMAÇÃO                                                                                           XII CONFERENCIA COMPOP 2025

                                              Dia 21/03/2025 – SEXTA-FEIRA

8:30 H           Credenciamento e Recepção

9:00 H           Mística de Abertura da Conferência COMPOP 2025 e Mesa Aberta: A Democracia Que Queremos: Autogestão Comunitária e Políticas Públicas

10 -11:15 H                                           MESA ABERTA:                                     Rede Metropolitana Dos Direitos da Pessoa Idosa e de Saúde para Toda(o)s

11:15 -30 H   Intervalo

11:30 -12:30 H                           MESA ABERTA:                                                Rede Metropolitana COMPOP e Municipais de Participação Popular e Lei Municipal do Sistema e Política de Participação Social

- Redes Públicas Municipais de Políticas Públicas Para Toda(o)s: educação, saúde, cultura, assistência social, transporte,  habitação, direito à cidade, trabalho, emprego e renda, lazer e esportes, segurança pública, luz, agua, saneamento básico, comunicação, telefone e internet.

Desafios: Rede Metropolitana de Banda Larga, Cidades Digitais, Emissoras Comunitárias FM, LM e WEB, TV e Produtores de Conteúdos (portais, blogs, canais, podcast, plataformas e redes digitais de (des) informação).

12:30 – 14 H     Almoço e atividade cultural

14 – 15:50  H                        MESA ABERTA                                                        

Rede Metropolitana por Direitos, Políticas Públicas  e Legalização dos Territórios Indígenas, Quilombolas, Famílias Agrícolas, Assentamentos dos Sem Terra, Terreiros de Candoblé e habitação Popular para além dos Sem Teto e de combate á desinformação e todas as formas de violência ás populações rurais e urbanas.

15:50 – 16 H                           INTERVALO

 16 – 17  H                                MESA ABERTA

  Rede da Juventude Negra, Quilombola, Indígena, Favelada, Trabalhadora e Ativistas Comunitários por Direitos, Políticas Públicas e de Combate à Desinformação, ao Racismo Estrutural, Ambiental e Institucional, Genocídio, Feminicídio, Intolerância Religiosa e à todas as formas de violência às populações rurais e urbanas subalternizadas.

17 – 18 H                             MESA ABERTA                                                    Rede das Mulheres Negras, Quilobolas, Indígenas, Faveladas, Trabalhadoras e Ativistas Comunitárias por Direitos, Políticas Públicas e de Combate á Desinformação, ao Feminicídio, Racismo Estrutural,  Ambiental e Institucional, Genocídio, Intolerância Religiosa e à todas as formas de violência às populações rurais e urbanas subalternizadas.

18 -19:30 H                                          JANTA

19:30 – 21:30 H    0ficina:  Formação de Gestores e Produtores de Conteúdos da Rede Estadual de Comunicação Popular

                                                Dia 22/03 – SÁBADO

7 – 8:30  H                                 “Café da Manhã”

 8:30 – 9:0 H         Mesa Aberta: Rede Metropolitana de Educação, Cultura e Comunicação Popular

 9:0 – 11:30 H  -                      Oficina de Formação

- Formação de Gestores e Produtores de Conteúdos da Rede Estadual de Comunicação Popular

 11:30-40 H                               INTERVALO

11:40 -12 H

Plenária de Eleição dos Membros Titulares e Suplentes do Conselho e Homologação das Câmaras Sociais e Coordenações dos Fóruns e Redes Municipais;

12:0 – 13 H

- Plenária de Resoluções, Moções e Contribuições para as Políticas Públicas Democráticas Inclusivas e Participativas

 - Mesa de Encerramento:  Carta da 12ª Conferência COMPOP 2025

  13 H                                             ALMOÇO

 14 H           ENCERRAMENTO  DA CONFERENCIA COMPOP 2025

Mistica:      Democracia Que Queremos:  Construindo Nas Lutas o Poder Popular  

14:30 – 16:30 H                    0ficina De Formação                                                  Formação de Gestores e Produtores de Conteúdos da Rede Estadual de Comunicação Popular                    

                                                    ORIENTAÇÃO
INSCRIÇÃO GRATUITA.  SE INSCREVA PREFERENCIALMENTE ATÉ UMA SEMANA ANTES DA REALIZAÇÃO DESTA CONFERENCIA COMPOP 2025 PARA QUE POSSAMOS ORGANIZAR AS ATIVIDADES DE ACORDO COM OS RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS PREVISTOS.
                                                  CONTATO                                                                                            WWW.COMPOPCONSELHO.UFBA.BR. 
                 [71] 999846991.  compopconferencia@gmail.com.
A 12ª CONFERÊNCIA COMPOP 2025 CONTA COM A PARTICIPAÇÃO E APOIO LOGÍSTICO DA UFBA, APUB, ASSUFBA, SINDISAUDE, SINDAE, MST, MUPOIBA, CUT-BA, CTB-BA, BANCÁRIOS, ABRAÇO=BA FNDC-BA E, DO GOVERNO BAHIA, ATRAVÉS DA SDR, CAR, SJDH, SEADS,, SETRE, SECOM, SESAB, SEC, SECULT, SPM, SEPROMI.
                             DEMOCRACIA, SEMPRE!   FASCISMO, JAMAIS !
NOME COMPLETO
*
 
 
 
FAIXA ETÁRIA
*
INFORME CPF
*
 
 
 
INFORME NUMERO DE CELULAR
*
 
 
 
INFORME E-MAIL
*
 
 
 
INFORME RG
*
 
 
 
ENDEREÇO COMPLETO
*
 
 
 
CEP
*
 
 
 
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
*
 
 
 NOME DO MUNICIPIO
*
 
 
 
LUGAR ONDE RESIDE NO MUNICÍPIO
*
NOME DO LUGAR EM QUE RESIDE
*
 
 
 
IDENTIDADE SOCIAL EM MOVIMENTO A QUE SE VINCULA
*
NOME DA ENTIDADE DO MOVIMENTO SOCIAL A QUE SE VINCULA
*
 
 
 
DIRIGENTE DE ENTIDADE, SINDICATO OU ORGANIZAÇÃO SOCIAL
*
REPRESENTANTE DE INSTITUIÇÃO DO PODER PÚBLICO
*
PARTICIPANTE NA XII CONFERENCIA COMPOP 2025
CATEGORIA DE PARTICIPAÇÃO NA CONFERENCIA*
CASO SEU VÍNCULO PESSOAL SEJA PODER PUBLICO, INDIQUE SE:
*
 
 
CASO  PARTICIPE DE ATIVIDADES DO COMPOP,  INFORME COMO TEM SIDO SUA PARTICIPAÇÃO
*
A CONFERENCIA COMPOP 2025 SERÁ SEMI PRESENCIAL, DE MODO A PERMITIR A PARTICIPAÇÃO ONLINE AOS QUE NÃO PODEREM ESTAR PRESENTES NAS ATIVIDADES DOS DIAS 21 E/OU 22 DE MARÇO. DESTE MODO INDIQUE SEU MODO DE PARTICIPAÇÃO NO EVENTO
*
 
 
INTERESSE EM PARTICIPAR DA OFICINA DE FORMAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE COMUNICAÇÃO POPULAR
 
 
*
 
 
 

Enviar

 

Limpar formulário

Nunca envie senhas pelo Formulários Google.
Este conteúdo não foi criado nem aprovado pelo Google. - Termos de Serviço - Política de Privacidade

Does this form look suspicious? Relatório

 

 

 

 

 


Este é um convite para você preencher o formulário:

 

X CONFERÊNCIA ANUAL DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICA PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR

TEMA CENTRAL

FAÇAMOS A DEMOCRACIA QUE QUEREMOS:

AUTOGESTÃO COMUNITÁRIA E SOBERANIA POPULAR

 

       O COMPOP - Conselho de Comunicação e Políticas Públicas da Região Metropolitana de Salvador convoca a  10ª CONFERÊNCIA ANUAL DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR,         

sob o tema central:  FAÇAMOS A DEMOCRACIA QUE QUEREMOS:  AUTOGESTÃO COMUNITÁRIA E SOBERANIA POPULAR,

a realizar-se no Auditório e Sala de Reunião do CTN – Centro de Treinamento desta Secretaria, no bairro de Itapoã, Salvador, nos dias 25 e 26 de outubro de 2019. Esta conferência territorial metropolitana terá a participação de representantes das Entidades da sociedade e Poder Público e dos eleitos nos Encontros Municipais e/ou dos Movimentos Sociais, por segmentos, sendo que os representantes do Poder Público serão por estes indicados, além de convidados, expositores e observadores, perfazendo o limite de duzentos (200) participantes, conforme normas definidas no Regulamento desta Conferência, aprovado pela Mesa Diretora e Comissão Organizadora.

      A 10ª. Conferência de Comunicação e Políticas Públicas da Região Metropolitana de Salvador, denominada X CONFERENCIA COMPOP 2019, será  precedida de Encontros Municipais e/ou dos Movimentos Sociais, em datas a serem definidas, sob a direção da Mesa Diretora do COMPOP e auxiliada pelas Coordenações  dos Fóruns Municipais, em parceria com a UFBA , Estado da Bahia e  14 Municípios, da Região Metropolitana.

OBJETIVOS

       A 10ª. CONFERENCIA COMPOP 2019 terá como objetivo discutir políticas públicas para todos,.Entre estas, a comunicação, na sua transversalidade, como necessidade social, direito humano, prática cotidiana das comunidades e política pública, nas suas relações recíprocas com as demais políticas públicas e na perspectiva da emancipação humana, de modo a que os habitantes do território de identidade da Região Metropolitana de Salvador tomem consciência acerca das redes informativas e midiáticas, antigas e novas, dos papéis sociais, da criminalização que estas produzem e das possibilidades criativas difusoras de mensagens dialógicas quando a sociedade conquista o acesso universal, livre e público das tecnologias da informação e comunicação.

 E, nas condições dadas, se (re) produzem como protagonistas das mudanças sociais, partilhando ideias, expressões, sonhos, agendas, metas e planos de ação, sob as múltiplas identidades cruzadas nas quais se inserem (classe, gênero, etnia e raça, idade, sexo, religiosidade, moradia, ancestralidade e pertencimento numa comunidade tradicional).

PARTICIPANTES

  São participantes da 10ª. Conferência de Comunicação e Políticas Públicas da Região  Metropolitana  de Salvador:

I   -     Representantes da Sociedade, com direito a voz e voto;

II -      Representantes do Poder Público [Município, Estado e União, com  direito à voz e voto];

III -     Convidados [as], com direito a voz e voto, a critério da Mesa Diretor do  COMPOP e  da Comissão Organizadora;           

IV -     Observadores [as] com direito a voz e voto nas Mesas Abertas e direito a voz na Plenária final de Resoluções e Moções;

 São Representantes do Poder Público: Dirigentes de Órgãos do Público Estadual, Municipal e Federal [Executivo, Legislativo, Judiciário ou Ministério Público], da Administração Direta, Indireta, Fundações e Empresas Públicas, ou representantes destes, devidamente identificados e credenciados na 10ª CONFERENCIA COMPOP 2019,

  São Convidados, os palestrantes da Mesa de Debate do Tema Central da Conferência e expositores em Mesas Temáticas Abertas ou Grupo de Trabalho e representantes de Entidades da Sociedade Civil de outros Territórios de Identidade ou Estados, desde que o total destes não ultrapasse o máximo de 10% dos participantes da 10ª Conferência, a critério da Mesa Diretora e Comissão Organizadora,

. Poderão participar na categoria de Observadores [as] todos [as] interessados [as], : estudantes ou integrantes de identidades sociais em movimento e dirigentes ou não de Entidades da Sociedade Civil ou Poder Público.

INFORMAÇÃO BÁSICA

INSCRIÇÃO ONLINE GRATUITA NA X CONFERENCIA ANUAL DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR. SE INSCREVA PREFERENCIALMENTE ATÉ UMA SEMANA ANTES DA REALIZAÇÃO DO EVENTO DE 25 A 26  DE OUTUBRO ( Sexta e Sábado) PARA QUE POSSAMOS ORGANIZAR AS ATIVIDADES DE ACORDO COM OS RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS PREVISTOS. QUEM NECESSITA HOSPEDAGEM DURANTE A CONFERENCIA, ISTO É, NO CENTRO DE TREINAMENTO DA  CAR - SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL ], AV. DORIVAL CAYMMI,1549,  ITAPOAN, SALVADOR. DEVERÁ LEVAR ROUPA DE CAMA, TOALHA, SABONETE E ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO E INDICAR SE É UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, SOBRETUDO CADEIRANTE.

Inscrição Online:

https://docs.google.com/forms/d/1Ty65SyWsROL082AzTuewdmOZonFXRWDOn_PcLCvH-KY/edit

 

 

 

CONFERÊNCIAS ANUAIS ANTERIORES

 

IX CONFERENCIA COMPOP 2018

INSCRIÇÃO ONLINE GRATUITA NA IX CONFERENCIA ANUAL DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, DE 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018, NA  UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA,  SALVADOR, BAHIA.

TEMA CENTRAL:
FAÇAMOS A DEMOCRACIA QUE QUEREMOS
REDE DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E SOBERANIA POPULAR

FAÇAMOS TODA(OS) A DEMOCRACIA DIRETA. E A AUTOGESTÃO COMUNITÁRIA. ESTA UNIDADE E PRÁXIS POLÍTICA É A RAIZ SOCIAL DA QUAL NASCE E DESENVOLVE A DEMOCRACIA QUE UM DIA SERÁ PLENA. 

AS COMUNIDADES E OS LUGARES, ONDE SE PRATICA A CULTURA COLABORATIVA E A MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA, DEVERÃO INTERAGIR E MANTER-SE ORGANIZADAS NA FORMA DE REDE MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL, COM LIBERDADE E AUTONOMIA, MAS INTEGRADAS NA DIMENSÃO METROPOLITANA SOB A MEDIAÇÃO POLÍTICA DO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR (COMPOP).

PROGRAMAÇÃO

ATO PÚBLICO DE ABERTURA DA IX CONFERÊNCIA COMPOP 2018, SERÁ NO DIA 27 DE NOVEMBRO, ÁS 18 HORAS, NO SALÃO NOBRE DA REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, NO BAIRRO DO CANELA, EM SALVADOR. ÁS 18H30 MESA DE ABERTURA SOBRE O TEMA CENTRAL DA CONFERÊNCIA: FAÇAMOS A DEMOCRACIA QUE QUEREMOS: REDE DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E SOBERANIA POPULAR. 

28 DE NOVEMBRO

REDE DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL DAS MULHERES, DA JUVENTUDE POR DIREITOS E DEMOCRACIA E DE COMBATE AO FASCISMO NOS MUNICÍPIOS E REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR: SEUS COLETIVOS E FÓRUNS AUTÔNOMOS MUNICIPAIS DE IDENTIDADE, QUE SE ENTRECRUZAM NA LUTA CONTRA HEGEMÔNICA PELA EMANCIPAÇÃO HUMANA.                                                                                                                                        AUDITÓRIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UFBA,                                                            PRAÇA DA PIEDADE, 6 - PIEDADE 

29 DE NOVEMBRO 

POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS DOS ÍNDIOS, QUILOMBOLAS, NEGROS, POVOS DE TERREIROS, PESCADORES, FAMÍLIAS AGRÍCOLAS, ECONOMIA SOLIDÁRIA, SEM TERRA, SEM TETO, PESSOAS IDOSAS, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E GRUPOS LGBT.                                                                                                                                   AUDITÓRIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UFBA,                                                            PRAÇA DA PIEDADE, 6 - PIEDADE 

PLENÁRIA ELETIVA E FINAL

AS MESAS ABERTAS TEMÁTICAS DE DEBATE SERÃO SEGUIDAS DE LEITURA, ANÁLISE E VOTAÇÃO DE PROPOSTAS DE RESOLUÇÕES QUE INTEGRARÃO À CARTA DA IX CONFERÊNCIA COMPOP.

PREENCHER FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO:

2018.https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeJbO5FjTfq2-LTAh6BCBx5vIBNBivp...

 

 

 

 

 

 


VIII CONFERENCIA ANUAL COMPOP 2017

INSCRIÇÃO ONLINE GRATUITA NA VIII CONFERÊNCIA ANUAL DE COMUNICAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR, DE 10 A 11 DE NOVEMBRO DE 2017, COM ATIVIDADES NOS AUDITÓRIOS DO PAF REITOR FELIPE SERPA E DO INSTITUTO DE MATEMÁTICA, NO CAMPUS DE ONDINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, BAHIA.

TEMA CENTRAL:

FAÇAMOS A DEMOCRACIA QUE QUEREMOS:

  • CONSELHO, FÓRUNS E COMITÊS DE MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA POR DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TODOS

  • FAÇAMOS TODOS A DEMOCRACIA DIRETA. E A AUTOGESTÃO COMUNITÁRIA. ELA É A RAIZ SOCIAL DA QUAL NASCE, DESENVOLVE E MATERIALIZA A DEMOCRACIA QUE QUEREMOS E SE DESENVOLVE UMA NOVA SOCIEDADE ONDE OS SERES HUMANOS SEJAM COLETIVAMENTE SENHORES DOS SEUS DESTINOS

  • SE INSCREVA PREFERENCIALMENTE ATÉ UMA SEMANA ANTES DA REALIZAÇÃO DESTA CONFERÊNCIA, DE 10 A 11 DE NOVEMBRO DE 2017 PARA QUE POSSAMOS ORGANIZAR AS ATIVIDADES DE ACORDO COM OS RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS PREVISTOS

    NAS MESAS ABERTAS TEMÁTICAS, O|(A)S PARTICIPANTES, NA CATEGORIA DE ESTUDANTES E PESQUISADORES PODERÃO APRESENTAR [10’) RELATÓRIOS DE ESTUDOS E EXPERIÊNCIAS, ALÉM DE EXPOSITORES DE ENTIDADES E INSTITUIÇÕES DO PODER PÚBLICO E SOCIEDADE CIVIL, NA FORMA DE TEXTOS OU VÍDEOS PREVIAMENTE ENVIADOS À COMISSÃO ORGANIZADORA DA VIII CONFERÊNCIA. COMPOP 2017

  • PROGRAMAÇÃO

    DIA 10 (SEXTA-FEIRA)

     

    8h30 - ATIVIDADE DE ABERTURA DA CONFERÊNCIA 

9h00 - MESA ABERTA: SEGURANÇA DAS PESSOAS NOS LUGARES E EM CIRCULAÇÃO NOS MUNICÍPIOS E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR

9h00 - MESA ABERTA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS COMUNIDADES E GRUPOS SOCIAIS RURAIS E URBANOS: VIOLÊNCIA, PERDA DE DIREITOS, AGROECOLOGIA E LUTA POR POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS PARA TODOS.

12h00 A 14h00 - ALMOÇO E ATIVIDADE CULTURA.

14h00 - MESA ABERTA: DESAFIOS, ORGANIZAÇÃO E ATIVISMO SOCIAL DE DEFESA DA PESSOA IDOSA: REDE DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E FÓRUM METROPOLITANO DE DEFESA DA PESSOA IDOSA

 14h00 - MESA ABERTA: DEMOCRACIA E COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E CULTURA NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA

16h00 - MESA ABERTA: POLÍTICAS PÚBLICAS DEMOCRÁTICAS LOCAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DE SAÚDE PARA TODOS.

18h00 – JANTA

19h00-21h00  MESA ABERTA: FAÇAMOS A DEMOCRACIA QUE QUEREMOS

DIA 11 (SÁBADO)

8h00 CAFÉ DA MANHÃ

9h00 MESA ABERTA: PROPOSTAS E RESOLUÇÕES DA VIII COMPOP 2017
ELEIÇÃO DOS CONSELHEIROS E DE INSTÂNCIAS DA REDE DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
CARTA DA VIII CONFERENCIA COMPOP 2017

12h00 ALMOÇO

14h00 ENCERRAMENTO

 


PREENCHER FORMULÁRIO